Manuntenção anual

Planear a manutenção anual da sua casa

A manutenção de uma casa pode parecer uma tarefa assustadora – ou enfadonha. De facto, quantos de nós, dada a opção, se voluntariavam para passar todos os domingos a limpar as calhas pluviais? Contudo, a manutenção pode ser um aliado na poupança de custos futuros com as casas. Um bom planeamento ajuda, assim, a poupar com avarias e arranjos. Neste artigo ajudamo-lo a planear a manutenção anual da sua casa.

Primavera

Manutenção exterior

Comece no exterior, limpando as folhas mortas, descartando-as nos canteiros ou compostagem. Uma fina camada de folhas mortas protegerá as plantas da seca e manterá as ervas daninhas à distância. Volte a ligar a rega automática nos dias mais quentes, verificando se há danos ou fugas. Mantenha a relva curta. Por outro lado, se pretende contratar um serviço de jardinagem, agora é a melhor altura para o fazer. Inspecione as árvores, verificando sinais de doença e cortando os ramos mortos.

A pintura exterior mais do que apenas dar cor à sua casa, protege as paredes da água e dos fungos e humidades. Procure fissuras ou rachas ou sinais de que a tinta esteja a “descascar”. Poderá precisar de um retoque ou de uma nova camada de tinta.

Se planeia contratar um profissional, agende o trabalho na Primavera para este seja feito até ao final do Verão.

Verifique se o telhado está em bom estado. Aproveite para fazer reparações ou substituições no telhado/cobertura nos períodos secos do ano.

Lave a sua casa. Com um compressor ou uma mangueira, limpe o exterior das janelas ou persianas, assim como pavimentos ou paredes com musgos ou fungos.

Se tiver uma piscina, está na altura de a abrir novamente para o Verão. Trate a água, verifique ou mude as válvulas e filtros, e inspecione todo o equipamento. Se a água estiver verde será recomendado contratar um serviço de manutenção profissional.

Interior

Para casas com climatização de ar, contacte um seu técnico para agendar o check-up e a manutenção do sistema. Um técnico deve verificar as condutas quanto a sinais de danos, e limpar e reparar o ar condicionado. Deve limpar também as condutas de ventilação da casa de banho.

Se tiver um sistema de aquecimento central, esvazie-o, para o limpar de acumulação de sedimentos.

Faça a manutenção aos painéis solares de aquecimento de águas, sendo que se aproxima a altura do ano em que mais vão ser necessários.

Faça uma vistoria à canalização, verificando debaixo das pias para se certificar de que não há sinais de fugas. Olhe também para os seus tetos para ver se há manchas de água – um sinal de humidade ou possível fuga. Verifique as torneiras e autoclismo em busca de gotejamentos.

Mesmo que não se utilize regularmente a lareira, a chaminé ainda precisa de um check-up regular. Uma chaminé transporta gases perigosos da sua lareira, fogão a lenha ou forno para fora da sua casa, ajudando a manter o ar dentro de casa respirável. A sua chaminé deve ser inspeccionada anualmente, e limpa periodicamente.

Verão

É a altura do ano em que podemos relaxar e aproveitar as nossas férias, já que o grosso da manutenção é feita na Primavera. Contudo há sempre tarefas que devem ser feitas.

Verifique se a rega está a funcionar, e se o quintal está em bom estado. Mantenha a piscina limpa, e os níveis de cloro e pH normais.

Esteja atento à presença de insetos e infestantes.

Considere projetos de remodelação ou redecoração.

Se tiver lareira encomende lenha e arrume-a num local seco e protegido da chuva. Se tiver caldeira a gasóleo, encomende combustível, ou aproveite os preços mais reduzidos.

Outono

Quando começam a cair as primeiras folhas, e o tempo arrefece, está na altura de preparar a casa para o inverno.

Limpe as folhas velhas assim como as calhas e caleiras, evitando inundações com as primeiras chuvas.

Desligue a rega automática e prepare a piscina para a hibernação. É conveniente tapar e adicionar produtos próprios para que a água se mantenha em bom estado durante todo o inverno.

Confirme se o seu sistema de aquecimento central e caldeira estão a funcionar, evitando assim manutenções durante o inverno, mais desconfortáveis, caras e difíceis de agendar.

Verifique se as janelas e portas estão afinadas. É este o principal meio de entrada de frio para a sua casa.

Teste alarmes de incêndio, já que é no inverno que a maior parte dos incêndios domésticos acontece.

Inverno

O inverno em Portugal não é muito rigoroso. Assim, aproveite os dias mais solarengos para arejar a casa, ou para pequenos trabalhos e projetos no exterior.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *