Arquitetura

O projeto de arquitetura é um investimento e não um custo.

Quando se trata de construir a sua casa, a maior parte das pessoas encara o projeto de arquitetura como um custo. Neste artigo, vamos demonstrar-lhe porquê trabalhar com um arquiteto e elaborar um bom projeto de arquitetura não é um custo, mas sim um investimento. Tanto o seu projeto seja para usufruto próprio ou para investimento, desde o início o arquiteto deve ajudá-lo na definição da sua estratégia de investimento.

26/02/2024

floor-plan-1857175_1280

O arquiteto ao longo de anos de formação e qualificação profissional adquire conhecimentos para materializar as suas aspirações. Ele elabora projetos com criatividade e talento sempre com atenção aos seus desejos e necessidades e como tal, quanto mais cedo for envolvido no processo melhor serão os seus resultados.

Desta forma, participação ativa do mesmo, desde as fazes iniciais dos projetos, fá-lo-á poupar dinheiro pois um edifício bem concebido e bem construído tem inúmeras vantagens e será um excelente investimento a médio-longo prazo.

A Importância de um Projeto de Arquitetura Bem Estruturado para o sucesso da construção de um espaço

O projeto de arquitetura desempenha um papel fundamental na criação dos espaços pois é a garantia que estes cumprem todas as suas necessidades fundamentais.

O projeto é composto por várias fases e cada uma dedica-se a apoiá-lo em cada desafio, seja a definir divisões e funções de cada espaço, seja a pormenorizar sistemas construtivos e acabamentos, seja a elaborar cálculos de custos e prazos, seja na escolha do construtor, e por fim dá-lhe apoio na materialização de todo o trabalho, na execução da obra acompanhando-o com escolhas e decisões acertadas e principalmente fundamentadas.

Vamos explorar a significância de um projeto de arquitetura para a sua qualidade de vida
Funcionalidade e EficiênciaPor favor selecione um tópico
Estética e Identidade Visual
Segurança e Sustentabilidade
Controlo de Custos
Valorização do Património
Bem-Estar e Qualidade de Vida

Conclusão

Em resumo, um projeto de arquitetura vai além da simples criação de estruturas físicas, ele molda o modo como interagimos com o ambiente ao nosso redor, influenciando o nosso quotidiano de maneiras diversas e profundas.

A funcionalidade, a estética, a segurança e a sustentabilidade são apenas alguns aspetos interligados que devem ser cuidadosamente considerados em qualquer empreendimento arquitetónico. Ao investir num projeto sólido, estará a investir no presente e no futuro, inspirando e elevando a qualidade de vida.

Saiba um pouco mais sobre Ana Timóteo
Ana-Timoteo-PT

Ana Maria Timóteo nasceu em Lisboa em 1982. Cresceu em Almada e esteve sempre ligada às artes, tendo estudado Artes e Ofícios na escola secundária e frequentado vários cursos e aulas de Arts and Crafts, materiais e recuperação. Licenciou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade (Técnica) de Lisboa em 2006. Iniciou a sua atividade profissional em 2007 e em 2009 fundou o Atelier ProjectoArte – Arquitectura, dedicando-se principalmente a projetos habitacionais e de serviços, nas áreas do Licenciamento, mas também com muito trabalho desenvolvido na área do Projeto de Execução e de detalhe. Tem vindo a frequentar várias formações ligadas à Arquitetura, à Reabilitação e Conservação do Património, e a aprendizagens ligadas aos materiais e técnicas tradicionais portuguesas.