5 cuidados a ter na compra de casa

Muitas pessoas recorrem a mim para perguntar o que é mais importante na hora de comprar casa. Neste artigo indicamos 5 cuidados a ter na compra de casa.

A resposta não é simples pois a compra de casa é, sem dúvida, um dos momentos mais importantes na vida das pessoas quer seja uma compra a sós ou a dois.

Localização

Em primeiro lugar há que definir a cidade onde pretende passar os próximos anos. Tenha em conta a facilidade de transportes públicos na zona pois o seu uso para as deslocações do dia a dia pode representar uma poupança substancial para a família.  Valorize a presença de serviços e comercio na zona pois poupará tempo à sua família. Se pensa constituir família no curto ou médio prazo ou se tem crianças, verifique a proximidade da rede escolar e serviços de apoio como creches, salas de estudo, etc.

Orçamento

Em segundo lugar deve definir um budget máximo que está disponível a pagar pelo imóvel e isso ponderando qual o valor que tem disponível através de capitas próprios e qual o montante máximo que pretende contrair a título de empréstimo bancário.

Não se esqueça de colocar os valores que terá de despender com os outos custos da compra de habitação e que são o valor a pagar pelo acto notarial (Escritura, registos, etc) e também os respectivos impostos.

A escolha do banco parceiro, no caso de contrair empréstimo para a compra é um aspecto fundamental. Lembre-se que ao fazê-lo escolhe um parceiro para a vida uma vez que a maioria dos empréstimos têm durações entre os 20 e os 40 anos. Habitualmente o banco com o qual trabalha certamente lhe dará as melhores condições mas nem sempre assim é. Consulte pelo menos 3 instituições e peça simulações.

Escolher um mediador credível e que considere idóneo é também um passo extremamente importante. Infelizmente, existem experiências desagradáveis que são, muitas vezes, resultado da falta de experiência do mediador mas que, no final, acabam sempre por ter consequências directas para o comprador. Um mediador deve ter um conhecimento do mercado mas também de aspectos legais e sobretudo ser uma pessoa muito séria e que salvaguarde os seus interesses na hora da compra.

Documentação do imóvel

Antes da compra peça para ter acesso à documentação do imóvel:

  • Certidão Permanente que tem de ter menos de 6 meses onde verificará se existem ónus no imóvel assim como as áreas do mesmo;
  • Certidão de áreas pedida na Câmara onde confirmará as áreas do imóvel sobretudo quando existem logradouros ou quintais;
  • Caderneta Predial obtida as Finanças;

Previamente peça uma declaração de dívidas ou compromissos ao condomínio. Não se esqueça que as dívidas ao condomínio acompanham a fracção, ou seja, são as únicas dívidas que, se não forem pagar pelo anterior proprietário, poderão ser pagas por si.

Estado geral da casa

Se optar por comprar uma casa usada outro dos cuidados a ter em conta na compra de casa é o estado geral da casa. Verifique aspectos como:

  • Tomadas – tomadas soltas podem indiciar um mau estado geral sistema eléctrico da casa;
  • Torneiras – elas pingam, abanam? Verifique o contador da água pois pode confirmar o estado das canalizações.
  • Paredes – sinais de humidades que podem ser indícios de infiltrações;
  • Gás (especial atenção a este tema);
  • Janelas – um dos aspectos mais importantes de uma casa pois uma boa janela representa uma grande poupança ao nível dos consumos energéticos para aquecimento.

Se a casa foi remodelada recentemente os cuidados devem ser os mesmos porque, infelizmente, existem um sem número de empresas sem escrúpulos que vendem “gato por lebre” fazendo remodelações “pela rama” que resultam em casas muito bonitas por fora que que, por vezes, são verdadeiras ratoeiras.

Seguro

Tenha em conta os valores dos seguros pois costumam ter um peso grande na prestação mensal. Existem imensas variações de banco para banco. Caso não fique satisfeito com os valores propostos, consulte uma empresa seguradora pois pode conseguir gerir melhor o valor dos seguros.

Enfim, lembre-se que a compra de casa será o momento em que gastará a maior quantia financeira em toda a sua vida. Vale a pena ponderar bem esse ato avaliando, previamente, os cuidados a ter na compra de casa? Ou vai fazer uma compra irrefletida  sem salvaguardar que está bem rodeada de cada um dos envolvidos: banco, empresa seguradora, mediador?