Num antigo edifício de operários, a Metathesis edificou o primeiro edifício de Mini Lofts da cidade de Almada. O Páteo das Maias destina-se ao mercado de arrendamento de curta duração para jovens, estudantes e deslocados.

Trata-se de um conceito único onde todas as despesas estão incluídas. Por outro lado terá também um serviço semanal de limpeza. Esta é uma das grandes vantagens deste tipo de habitação: a facilidade e rapidez de contratação do serviço. Uma vez que assine o contrato de arrendamento, está em condições de habitar o espaço sem necessidade de se deslocar às empresas de serviços, com todos os inconvenientes que isso implica.

Páteo das Maias - Tudo incluído

O Páteo das Maias oferece um espaço com tudo o que é preciso para viver. A renda inclui:

  • Água, luz e Wi-fi
  • Serviço de limpeza semanal
  • Equipamento e mobilia
  • Toalhas e lençóis*
*custo extra
Quarto Páteo das Maias
Entrada Páteo das Maias

Desenhou-se a casa de banho com preocupações de espaço e ambientais, uma vez que a água do duche serve também para ser usada na sanita evitando, assim, desperdícios de água. Por outro lado escolheram-se equipamentos de classe energética A+ e colocação de iluminação led.

História

O “Páteo das Maias” resulta da requalificação de um conjunto habitacional de edificação provável na primeira metade do séc. XX em zona de expansão industrial da povoação de Almada.

Possui algumas das características típicas de uma vila operária com uma construção original de baixo custo e  alta densidade habitacional. 

O lote, de forma retangular, está separado da via pública por um muro com uma porta de acesso a um pátio central, estreito e comprido, onde se distribuem as entradas de cada uma das dez pequenas habitações de um só piso.

Equipamentos

Os lofts estão totalmente equipados e prontos a habitar. Todos eles incluem:

Interior dos Lofts Páteo das Maias

Projeto de 2020

Arquiteto Pedro Carvalho