#Conceitos

O que é um promotor imobiliário?

Apesar de ser “o motor da locomotiva”, que puxa todo o ramo imobiliário, talvez não lhe seja claro o que é um promotor imobiliário e qual é a sua importância. Hoje, trocamos o tema por miúdos.

11/04/2022

o que é um promotor imobiliário

O setor imobiliário é vital para o nosso país, disso ninguém tem dúvidas – afinal, representa cerca de 12% do PIB Português.  É neste cenário, que os promotores imobiliários assumem especial importância, pois são “o motor dessa locomotiva” 

O que são os promotores imobiliários? E o que fazem?

O promotor imobiliário é o responsável por articular toda a conceção de um empreendimento. Faz estudos para identificar oportunidades de mercado, verifica qual é a viabilidade do projeto e respetiva construção, tem a responsabilidade de definir todos os detalhes dos imóveis e acompanhar a construção e venda dos mesmos.

O promotor pode edificar para si próprio ou para posterior venda, entrega ou transferência a terceiros, sob qualquer título.

Independentemente do tamanho do projeto imobiliário, o promotor  dá emprego, de modo indireto, a dezenas de profissionais e empresas

Para materializar um projeto, um promotor imobiliário gere todos estes passos:

Procura financiamento para o projeto
serviços de consultoria para planeamento imobiliário
Contrata Arquitetos e Engenheiros para desenhar o projeto
trata de todas as licenças necessárias para começar a obra
contrata e fiscaliza a empresa construtora
trata da divulgação do empreendimento e contratação das imobiliárias

Em caso de incumprimento do contrato, por qualquer uma das partes (construtora ou mediadora), é o promotor o responsável pela sua resolução legal.

Qual é a diferença entre promotor imobiliário, construtor
e mediador imobiliário?

Os três termos geram confusão, pois funcionam em simbiose no mundo imobiliário.

De forma resumida e simplificada, o promotor imobiliário é responsável pela identificação das oportunidades, tratamento de licenças e pela coordenação de todas as partes. O construtor desenvolve a obra tal como foi idealizada no projeto do promotor imobiliário. Por fim, as mediadoras imobiliárias tratam da divulgação e venda dos imóveis.

Identifica as oportunidades de mercado, trata das licenças, contrata profissionais, cria parcerias e coordena todas as etapas do projeto.

Faz a construção civil do empreendimento e coordena o projeto com o arquiteto responsável, para que os imóveis correspondam às expectativas.

Responsável pela divulgação dos imóveis, agendamento de visitas e fecho da venda. 

Quais são as obrigações de um promotor imobiliário?

a) Ter autoridade legal relativamente ao local onde pretende edificar.

b) Fornecer a documentação e informação prévia necessária para a elaboração do projeto ao gestor do projeto.

c) Gerir e obter as licenças e autorizações administrativas obrigatórias.

d) Contratar os serviços de construção, fiscalizações, certificações e outros para garantir o cumprimento cabal dos projetos.

d) Subscrever o seguro como dono de obra.

e) Garantir as licenças administrativas e certificações logo que exigido pelas autoridades competentes.

Metathesis_Abril-21

A Metathesis é um promotor imobiliário com 19 anos de história, solidez e muitos conceitos inovadores concretizados

A Metathesis nasceu em 2003, em Almada, e é especialista em projetos imobiliários de reabilitação e renovação urbana.

Nestes 19 anos reabilitámos mais de 50 imóveis no segmento residencial, onde somos especialistas, e contribuímos para renovar não apenas os edifícios degradados, mas também toda a envolvente e trouxemos para a cidade jovens casais que contribuem para toda uma economia local e dinâmica social das cidades.

Os projetos com assinatura Metathesis criam uma proposta de valor para os nossos clientes e refletem um estilo de vida único. Idealizamos conceitos inovadores, em que a arquitetura e design atuam em simbiose com toda a envolvente urbana.

Alguns dos projetos concluídos